sábado, 2 de outubro de 2010

História do corset

O corset ou espartilho surgiu primeiramente no século XVI para ajudar a controlar as formas femininas das mulheres, ou seja, manter a silhueta, algumas mulheres os repudiavam , pois achavam que eram símbolo da opressão e submissão a qual as mulheres daquela época viviam . Mas era um artifício usado para enfatizar as formas curvilíneas da mulheres, e assim sobressaltar busto e quadris, assim a mulher ficaria muito mais atraente para os homens.
Apesar de sua criação como peça de vestuário só ter surgido na século XVI, a relatos que mostram que na Antiguidade e na Idade Média outros métodos mais arcaicos eram utilizados para modelar a forma dos corpo feminino como faixas de tecido para dar suporte ao busto e cintura. Já no século XIII e XIV as amarrações passaram para materiais mais rígidos os quais eram incorporados as próprias roupas – você tinha um espartilho junto a cada vestido – tudo para manter a forma esguia do corpo feminino.

Depois essa idéia evoluiu e surgiu o KIRTLE, um tipo de colete engomado e/ou reforçado com cordas (como barbatanas), amarrado na frente, ele também foi incorporado às roupas – você tinha um kirtle dentro de cada vestido. Mais tarde a moda evoluiria dividindo o vestido em dois, o corpete e a saia, assim o corpete poderia ser bem justo e a saia poderia ser o mais esvoaçante e volumosa possível com a ajuda de anáguas engomadas e crinolinas.
Após essa separação pouco tempo se passou para que uma peça única feita exclusivamente para moldar o corpo, tornou-se realidade – era bem mais lógico do que reforçar todas as outras peças do guarda-roupa, além do custo -, assim colocando a tensão do suporte nessa peça ajudaria também a estender a vida útil do vestido ou corpete.
O Corset, apesar de poucos saberem, não fez parte apenas do vestuário feminino, algum homens chegaram e/ou chegam a usar espartilhos modeladores.

Corset que tenho a venda....

Nenhum comentário:

Postar um comentário